Cúrcuma: O Superalimento Dourado

cúrcuma

O que é Cúrcuma?

A cúrcuma, conhecida como o superalimento dourado, é mais do que apenas um tempero que dá cor aos pratos. Este artigo explora as maravilhas da cúrcuma, desde suas origens até os diversos benefícios que oferece à saúde.

A cúrcuma é uma planta herbácea pertencente à família do gengibre, Zingiberaceae. Seu uso mais conhecido é na forma de pó, derivado do rizoma, ou raiz subterrânea, da planta Curcuma longa. O componente ativo mais estudado da cúrcuma é a curcumina, que é responsável pela maioria de suas propriedades benéficas à saúde, além de dar ao tempero sua característica cor amarelo-ouro.

Origem

Originária do Sudeste Asiático e da Índia, a cúrcuma tem sido usada há milhares de anos como tempero, componente em rituais religiosos e remédio na medicina tradicional ayurvédica. Seu uso se espalhou por diversas culturas ao longo dos séculos, sendo hoje um ingrediente valorizado mundialmente na culinária e na saúde.

Tipos

Embora a Curcuma longa seja a espécie mais comum e amplamente utilizada para produção do pó de cúrcuma, existem várias outras espécies dentro do gênero Curcuma. Cada uma possui características únicas, mas a longa continua sendo a preferida devido à sua alta concentração de curcumina.

Nutrientes

A cúrcuma é rica em vitaminas, minerais e compostos bioativos. Contém vitaminas B6 e C, ferro, manganês, fibra e potássio. No entanto, é a curcumina que rouba a cena, graças às suas poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Benefícios para a Saúde

Propriedades Anti-inflamatórias e Antioxidantes: A curcumina ajuda a reduzir a inflamação no corpo e combate os radicais livres, protegendo contra o estresse oxidativo.

Saúde Cerebral: Estudos sugerem que a cúrcuma pode aumentar os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), potencialmente reduzindo o risco de doenças cerebrais e melhorando a função cognitiva.

Prevenção de Doenças Cardíacas: A cúrcuma pode melhorar a saúde do coração, ajudando a reverter processos que contribuem para doenças cardíacas, incluindo a melhoria da função endotelial.

Alívio de Sintomas de Artrite: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma é considerada benéfica para pessoas com artrite, podendo reduzir os sintomas e promover maior mobilidade.

Potencial Anticancerígeno: Pesquisas iniciais indicam que a cúrcuma pode reduzir a disseminação de células cancerígenas e contribuir para a destruição das mesmas.

Curiosidade: Cúrcuma x Açafrão-da-Índia

Na verdade, cúrcuma e açafrão-da-índia referem-se à mesma planta, a Curcuma longa. O termo “cúrcuma” é amplamente utilizado em muitos países, enquanto “açafrão-da-índia” é um nome comum dado à mesma especiaria em partes do Brasil e outros locais de língua portuguesa. Ambos os nomes descrevem o tempero amarelo-ouro feito a partir do rizoma seco e moído da planta Curcuma longa, famoso por suas propriedades culinárias, medicinais e corantes.

A confusão muitas vezes surge devido à palavra “açafrão”, que é também usada para descrever o Crocus sativus, uma especiaria completamente diferente, conhecida por ser uma das mais caras do mundo, usada tanto para colorir quanto para saborizar alimentos. Enquanto o açafrão verdadeiro é feito a partir dos estigmas secos das flores do Crocus sativus, a cúrcuma ou açafrão-da-índia vem do rizoma da Curcuma longa. Ambos oferecem cor amarela aos pratos, mas têm sabores, origens e preços muito distintos.

A cúrcuma ou o açafrão-da-índia, conferem ao alimento esta cor dourada e muitos benefícios á saúde.

A cúrcuma é, sem dúvida, um dos superalimentos mais fascinantes, com uma ampla gama de benefícios à saúde suportados por séculos de uso tradicional e cada vez mais, por estudos científicos modernos. Incorporá-la à sua dieta, seja em pratos quentes, como lattes ou até mesmo em suplementos, pode ser uma maneira excelente de promover um bem-estar geral.

Leia mais Posts de Luciene Marques

Comente aqui o que você achou, eu vou adorar ler ou saber

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

logo-chefglutenfree-cor-marrom

Endereço

© 2024 ChefGlutenFree